sexta-feira, 8 de abril de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

1ª Aula
*Perguntas sobre os diferentes sistemas do corpo humano.
*Montagem de um quadro com as informações fornecidas pela turma, de acordo com o que os alunos sabem sobre os órgãos, suas funções, etc
* Apresentação de imagens dos sistemas endócrino, sensorial e nervoso.
* Anotação dos alunos no caderno.
2ª Aula
*Amostra de imagens dos diferentes sistemas.
*Dividir os alunos em grupos para pesquisarem informações sobre eles nos livros didáticos de ciências e biologia disponíveis na escola e em sites.
* Os alunos deverão responder as seguintes questões:

- Quais os órgãos que compõem este sistema?
- Onde ele se localiza no corpo humano?
- Quais as suas principais funções?
- Qual a relação entre os sistemas pesquisados?

*Anotar as respostas em folha de sulfite e entregar ao final da aula.

3ª Aula
*Conversar com os alunos sobre as pesquisas que realizaram e suas respostas, e avaliar com eles as informações encontradas, sistematizando-as e relacionando-as com as imagens dos diferentes sistemas, e com as hipóteses apresentadas na sondagem da 1ª aula..

* Os alunos serão divididos em grupos (trios ou quartetos) e farão uma pesquisa mais aprofundada sobre uma parte de um dos sistemas. Eles poderão escolher um dos temas: Hipófise e tireóide – funções, disfunções e relações, pâncreas e supra renais - funções, disfunções e relações, testículos e ovários - funções, disfunções e relações, tato - funções, disfunções e relações, audição - funções, disfunções e relações, visão - funções, disfunções e relações, paladar - funções, disfunções e relações , olfato - funções, disfunções e relações, sistema nervoso central - funções, disfunções e relações, sistema nervoso periférico - funções, disfunções e relações, nervos cranianos - funções, disfunções e relações e sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático - funções, disfunções e relações.

*Os alunos farão uma pesquisa sobre o tema do grupo individualmente em casa, pois irão trabalhar a pesquisa na próxima aula, com o objetivo de montar um seminário para apresentar para a classe.

4ª Aula
*Revisão com os alunos do que foi dado anteriormente.
*Leitura e elaboração das apresentações dos trabalhos.

5ª Aula

*Finalização dos textos sobre os diferentes temas. Os alunos deverão, ao final da aula, ter seus trabalhos prontos e seus seminários organizados. Eles poderão usar imagens (computador e/ou xerox de livro para ajudar em suas explicações durante a apresentação).
*Orientação aos grupos conforme a necessidade, mostrando a importância de conectar uma informação à outra de forma coerente.
* Orientação também sobre o seminário, auxiliando os alunos a dividirem o conteúdo e prepararem a apresentação.

6ª Aula

* Apresentação dos seminários.
*Entrega dos trabalhos escritos sobre o tema que cada vai apresentar.

7ª Aula
*Avaliação geral das apresentações e retomada das relações entre os sistemas de integração do corpo humano.
*Levantamento dos pontos positivos das apresentações e sugestões de como podem melhorar.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PORTUGUÊS

1ª Aula
*Apresentação do conteúdo “Sujeito e Predicado” aos alunos
*Escrita na lousa do conceito de cada um
2ª Aula
*Continuação de Sujeito e Predicado com exemplos.
*Exercícios
3ª Aula
*Explicação do conteúdo
4ª Aula
*Correção Oral dos Exercícios
5ª Aula
*Exercícios de Fixação
6ª Aula
*Correção na Lousa e esclarecimento de dúvidas
7ª Aula
*Prova
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CICLO I
1ª Aula
*Oração
*Educação Física
*Leitura de Lendas “Ler e Escrever”
*Etapa 3 – Atividades
*Ampliando os Saberes sobre Lendas
*Atividade na Folha: “Leitura da Imagem”
*Matemática: Desfio – Verificando a Operação
2ª Aula
*Oração
*Leitura: Poema “Ler e Escrever”
*Pauta
*Atividade sobre estudo da Ortografia “Ler e Escrever”
*Educação Física
*Matemática: Situação Problema
*Ciências: Oral
3ª Aula
*Oração
*Leitura: Texto Informativo
*Pauta
*Estudo do texto acima através da leitura, do entendimento e gramática retirada do mesmo
*Reescrita – Atividade na Folha-
*Artes
*Matemática: Trilha envolvendo as operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário