sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sequência Didática Ensino Fundamental II - Ciências

Os diferentes sistemas do corpo humano
Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais
Conteúdo
Os Sistemas
Objetivos

Compreender como os diferentes sistemas – nervoso, endócrino e sensorial – se relacionam e como contribuem para a integração de informações no corpo humano.
Conteúdos
Sistemas: nervoso, endócrino e sensorial.

Ano
8º ano

Tempo estimado
Sete aulas
Material necessário
Imagens dos diferentes sistemas a serem estudados. (As imagens podem ser do livro didático utilizado ou da internet usando o Google imagens - www.google.com.br). Livros didáticos de Ciências e de Biologia disponíveis na escola. Cartolina, papel craft, papel sulfite A4, cola, tesoura, papel celofane e papéis coloridos, régua e lápis de cor. Se a escola possuir um laboratório de informática, os alunos poderão pesquisar imagens e textos relacionados ao tema.

Desenvolvimento

Introdução
O corpo humano funciona como uma máquina integrada, onde todos os sistemas e órgãos se relacionam direta ou indiretamente, com atividades que se complementam. Para compreender melhor essas relações estudaremos, nesta sequência didática, os sistemas: endócrino, sensorial e nervoso.

CONHECIMENTO DE MUNDO
1ª aula
Comece a aula levantando informações sobre o que os alunos sabem a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano. Com as respostas, monte na lousa um quadro com as informações fornecidas pela turma. Pergunte se sabem quais órgãos compõe cada sistema, quais as suas funções e como estão relacionados entre si. Estimule os alunos a darem respostas às questões e a avaliarem as respostas dadas pelos colegas, complementado-as. Faça anotações para usar como base da discussão na aula seguinte.

PROBLEMATIZAÇÂOEm seguida, apresente à moçada imagens dos sistemas endócrino, sensorial e nervoso para que os alunos confirmem os órgãos que os compõem e anotem no caderno.

2ª aula
Comece a aula com as imagens dos diferentes sistemas e peça que os alunos, divididos em grupos, pesquisem informações sobre eles nos livros didáticos de ciências e biologia disponíveis na escola e nos sites relacionados ao final desta sequência didática. Peça que a turma responda as seguintes questões:

- Quais os órgãos que compõem este sistema?
- Onde ele se localiza no corpo humano?
- Quais as suas principais funções?
- Qual a relação entre os sistemas pesquisados?

Peça que anotem as respostas em folha de sulfite e entreguem ao final da aula.

CONTEXTUALIZAÇÂO

3ª aula
Converse com os alunos sobre as pesquisas que realizaram e suas respostas, e avalie com eles as informações encontradas, sistematizando-as e relacionando-as com as imagens dos diferentes sistemas, e com as hipóteses apresentadas na sondagem da 1ª aula. A sistematização pode ser na lousa colocando os diferentes sistemas, os órgãos que os compõem, suas funções e suas relações. Se preferir, monte o quadro em papel craft, ao invés da lousa.

PROBLEMATIZAÇÂO
Divida os alunos em grupos (trios ou quartetos) e proponha uma pesquisa mais aprofundada sobre uma parte de um dos sistemas. Sugira os temas abaixo e deixe os alunos escolham os que mais lhes interessam: Hipófise e tireóide – funções, disfunções e relações, pâncreas e supra renais - funções, disfunções e relações, testículos e ovários - funções, disfunções e relações, tato - funções, disfunções e relações, audição - funções, disfunções e relações, visão - funções, disfunções e relações, paladar - funções, disfunções e relações , olfato - funções, disfunções e relações, sistema nervoso central - funções, disfunções e relações, sistema nervoso periférico - funções, disfunções e relações, nervos cranianos - funções, disfunções e relações e sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático - funções, disfunções e relações.

Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre o tema do grupo individualmente em casa, e explique que irão trabalhar a pesquisa na próxima aula, com o objetivo de montar um seminário para apresentar para a classe. Peça que a moçada traga as fontes da pesquisa por escrito. Caso não exista a possibilidade da realização da pesquisa em casa, o professor pode usar uma ou duas aulas para fazer essa pesquisa em classe.

4ª aula
Comece essa aula revendo com os alunos o que foi dado anteriormente. Você pode usar a estratégia de fazer um quadro em papel craft ou na lousa. Depois dessa retomada, divida a sala nos grupos e verifique as pesquisas de cada um. Peça que leiam os trabalhos e comecem elaborar um texto para a apresentação. A partir das pesquisas individuais os alunos podem selecionar as informações que consideram mais importante sobre o assunto, sublinhando-as na sua pesquisa. Em seguida devem trocar as pesquisas individuais e após todos terem lido as informações em todas as pesquisas podem começar a organizar um texto único que contenha os pontos que consideraram importantes.
SISTEMATIZAÇÂO
5ª aula
Essa aula será dedicada à finalização dos textos sobre os diferentes temas. Os alunos devem, ao final da aula, ter seus trabalhos prontos e seus seminários organizados. Eles podem usar imagens (computador e/ou xerox de livro para ajudar em suas explicações durante a apresentação). Auxilie os grupos, observe como estão trabalhando e oriente-os conforme a necessidade. Reveja os textos mostrando a importância de conectar uma informação à outra de forma coerente. Trabalhe também a parte do seminário, auxiliando os alunos a dividirem o conteúdo e prepararem a apresentação.
PRODUÇÂO
6ª aula
Nessa aula os alunos devem apresentar os seminários separados e entregar ao professor um trabalho escrito sobre o tema que cada vai apresentar. Para começar a aula, converse com os alunos e repasse com o grupo a organização geral do seminário, ressaltando que todos irão falar. Para avaliar, leve em conta o conteúdo abordado e a forma de apresentação (usou ou não imagens, todos falaram, sabiam do que estavam falando, etc.).
AVALIAÇÂO
7ª aula
Na última aula, faça uma avaliação geral das apresentações e retome as relações entre os sistemas de integração do corpo humano. Procure levantar os pontos positivos das apresentações e dar sugestões de como podem melhorar. A exposição em sala de aula não é fácil para todos e o nervosismo dos alunos não deve ser avaliado pelo professor. Em seguida peça que escrevam qual a importância desses sistemas para o ser humano e como eles se relacionam entre si e com o resto do corpo humano.

Internet
Sites com textos e imagens relativos ao conteúdo da aula:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_end%C3%B3crino, http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp, http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp, http://www.webciencia.com/11_23endo.htm, http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso, http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm, http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp, http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_sensorial, http://www.afh.bio.br/sentidos/sentidos1.asp, http://www.webciencia.com/11_32sensor.htm.

Avaliação
A avaliação deve ser processual. Observe o envolvimento e participação dos alunos durante as aulas, discussões e tarefas solicitadas. Avalie o seminário (conteúdo e como foi elaborado), o trabalho apresentado por escrito (texto e conteúdo) e a última atividade escrita sobre a relação entre os sistemas e sua importância para o ser humano (conteúdo e texto).


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