terça-feira, 19 de abril de 2011

PROJETO RECICLAGEM

REGISTRO DE PROJETO
Professor: Andréia Bueno
Área de conhecimento: Mediação Escolar
Séries envolvidas: Ciclo II
Projeto: Reciclagem
APRESENTAÇÃO:As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
Neste projeto abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos venham inserir no seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto
INTRODUÇÃO“É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico, ou reciclada, e o problema da produção de materiais não-degradáveis” (PCN’s, 2001).
JUSTIFICATIVATodos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.
O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s, 2001)
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar os alunos, para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Refletir criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania.
Ø  Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem.
Ø  Utilizar a leitura como meio de transformação.
Ø  Apresentação da proposta de “Coleta seletiva de lixo escolar” no primeiro instante, em um segundo momento tentar estendê-la para a comunidade.
Ø  Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
Ø  Reconhecer a importância de materiais reutilizáveis.
METODOLOGIATrabalharemos com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude. Como pontua Guimarães (1995):
A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.
PORTUGUÊS: 5ª série
Ø  Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, letras de músicas como: “Lilás” (Djavan) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes). Poema ecológico: “Separe”.
Ø  Leitura do poema “Paraíso”. Dividir a turma em quatro grupos para discutirem cada um desses itens: O que você faria se...
Ø  Depois cada um irá escrever sua opnião.
Ø  Procurar em jornais, notícias em que apareçam problemas ambientais que o poema mostra e colar no mural ecológico.
Leitura do texto: “Consumir com sabedoria privilegia a qualidade de vida”. Após a leitura, levaremos o aluno a refletir sobre o desperdício de comida, água, etc; deverá elaborar dicas para evitar o desperdício em sua casa e na escola.
Leitura e discussão da letra da música “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó. Em seguida o aluno deverá elaborar um verso ou poema conscientizando a sociedade a cuidar do meio ambiente. Com a letra desta música trabalharemos substantivos, adjetivos e verbo.
Ø  Selecionar palavras com o tema reciclagem, para que os alunos descubram antônimos, sinônimos, coletivos, etc.
Elaboração de paródia, slogans e cartazes, para serem expostos nas dependências da escola.
Estas atividades têm por finalidade desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as “questões ambientais” e principalmente sobre o lixo e as formas de reciclagem, reutilização e redução.
Ø  Pesquisar se nesta unidade escolar existe atitudes referente a separação do lixo.




GEOGRAFIA: 6ª série
Ø  O aluno deverá fazer uma listagem dos impactos ambientais causados pela poluição conforme a música: Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó.
Ø  Leitura e discussão do texto: Cuidados com o lixo. Em seguida a turma será dividida em grupos para responder algumas questões sobre o texto.
Ø  Elaboração de questionário sobre a coleta do lixo, para ser respondido pelos alunos e seus pais em casa. Depois debate na escola sobre os questionários.
Ø  Palestras sobre doenças causadas pelo acumulo do lixo.
Ø  - Amostra de reciclagem de papel feita pelos alunos.
Ø  Documentário “Estamira”, uma mulher que vivia no lixão. Em seguida uma produção de texto feita pelos alunos sobre o documentário.
HISTÓRIA:
Ø  Trabalhar o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o “Meio Ambiente”, fazendo comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente.
- Reflexão sobre a história: “Vamos reconstruir o mundo”.
ARTES: 7ª série
Ø  Confeccionar com os alunos um “mural ecológico”.
- Oficina de reutilização onde os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
MATEMÁTICA: 8ª série
Ø  Pesquisa feita pelos alunos sobre os dados de desperdício em nosso país.
- Gráfico feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
CULMINÂNCIA:- Exposição dos trabalhos de reutilização, cartazes e gráficos, dramatização feita pelos alunos com a presença das famílias.
AVALIAÇÃO:
Dar-se-á de forma processual visando observar a participação dos alunos na realização das atividades.
Utilizaremos também alguns instrumentos de avaliação como questionários, redações, poesia, pesquisa, comentário de filme, produção de textos e confecção de cartazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário