quarta-feira, 27 de abril de 2011

DO LADO DE CÁ

TEXTO

AMIZADE

Não é receber, é dar.

Não é magoar, é incentivar.

Não é descrer, é crer.

Não é criticar, é apoiar.

Não é ofender, é compreender.

Não é humilhar, é defender.

Não é julgar, é aceitar.

Não é esquecer, é perdoar.

Amizade..

É simplesmente AMAR.


Escrito por ProfªAndreia Buenno

LER É IMPORTANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

MEDIAÇÃO ESCOLAR PREVENÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO


PRÓXIMAS PALESTRAS

DIA 25/04: 1º ENSINO MÉDIO
DIA 26/04: 2º E 3º MÉDIO

LOCAL: EE PROF. CÍCERO ANTÔNIO DE SÁ RAMALHO

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS !!!!!!

PROJETO RECICLAGEM

REGISTRO DE PROJETO
Professor: Andréia Bueno
Área de conhecimento: Mediação Escolar
Séries envolvidas: Ciclo II
Projeto: Reciclagem
APRESENTAÇÃO:As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
Neste projeto abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos venham inserir no seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto
INTRODUÇÃO“É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico, ou reciclada, e o problema da produção de materiais não-degradáveis” (PCN’s, 2001).
JUSTIFICATIVATodos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.
O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s, 2001)
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar os alunos, para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Refletir criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania.
Ø  Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem.
Ø  Utilizar a leitura como meio de transformação.
Ø  Apresentação da proposta de “Coleta seletiva de lixo escolar” no primeiro instante, em um segundo momento tentar estendê-la para a comunidade.
Ø  Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
Ø  Reconhecer a importância de materiais reutilizáveis.
METODOLOGIATrabalharemos com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude. Como pontua Guimarães (1995):
A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.
PORTUGUÊS: 5ª série
Ø  Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, letras de músicas como: “Lilás” (Djavan) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes). Poema ecológico: “Separe”.
Ø  Leitura do poema “Paraíso”. Dividir a turma em quatro grupos para discutirem cada um desses itens: O que você faria se...
Ø  Depois cada um irá escrever sua opnião.
Ø  Procurar em jornais, notícias em que apareçam problemas ambientais que o poema mostra e colar no mural ecológico.
Leitura do texto: “Consumir com sabedoria privilegia a qualidade de vida”. Após a leitura, levaremos o aluno a refletir sobre o desperdício de comida, água, etc; deverá elaborar dicas para evitar o desperdício em sua casa e na escola.
Leitura e discussão da letra da música “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó. Em seguida o aluno deverá elaborar um verso ou poema conscientizando a sociedade a cuidar do meio ambiente. Com a letra desta música trabalharemos substantivos, adjetivos e verbo.
Ø  Selecionar palavras com o tema reciclagem, para que os alunos descubram antônimos, sinônimos, coletivos, etc.
Elaboração de paródia, slogans e cartazes, para serem expostos nas dependências da escola.
Estas atividades têm por finalidade desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as “questões ambientais” e principalmente sobre o lixo e as formas de reciclagem, reutilização e redução.
Ø  Pesquisar se nesta unidade escolar existe atitudes referente a separação do lixo.




GEOGRAFIA: 6ª série
Ø  O aluno deverá fazer uma listagem dos impactos ambientais causados pela poluição conforme a música: Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó.
Ø  Leitura e discussão do texto: Cuidados com o lixo. Em seguida a turma será dividida em grupos para responder algumas questões sobre o texto.
Ø  Elaboração de questionário sobre a coleta do lixo, para ser respondido pelos alunos e seus pais em casa. Depois debate na escola sobre os questionários.
Ø  Palestras sobre doenças causadas pelo acumulo do lixo.
Ø  - Amostra de reciclagem de papel feita pelos alunos.
Ø  Documentário “Estamira”, uma mulher que vivia no lixão. Em seguida uma produção de texto feita pelos alunos sobre o documentário.
HISTÓRIA:
Ø  Trabalhar o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o “Meio Ambiente”, fazendo comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente.
- Reflexão sobre a história: “Vamos reconstruir o mundo”.
ARTES: 7ª série
Ø  Confeccionar com os alunos um “mural ecológico”.
- Oficina de reutilização onde os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
MATEMÁTICA: 8ª série
Ø  Pesquisa feita pelos alunos sobre os dados de desperdício em nosso país.
- Gráfico feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
CULMINÂNCIA:- Exposição dos trabalhos de reutilização, cartazes e gráficos, dramatização feita pelos alunos com a presença das famílias.
AVALIAÇÃO:
Dar-se-á de forma processual visando observar a participação dos alunos na realização das atividades.
Utilizaremos também alguns instrumentos de avaliação como questionários, redações, poesia, pesquisa, comentário de filme, produção de textos e confecção de cartazes.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

1ª Aula
*Perguntas sobre os diferentes sistemas do corpo humano.
*Montagem de um quadro com as informações fornecidas pela turma, de acordo com o que os alunos sabem sobre os órgãos, suas funções, etc
* Apresentação de imagens dos sistemas endócrino, sensorial e nervoso.
* Anotação dos alunos no caderno.
2ª Aula
*Amostra de imagens dos diferentes sistemas.
*Dividir os alunos em grupos para pesquisarem informações sobre eles nos livros didáticos de ciências e biologia disponíveis na escola e em sites.
* Os alunos deverão responder as seguintes questões:

- Quais os órgãos que compõem este sistema?
- Onde ele se localiza no corpo humano?
- Quais as suas principais funções?
- Qual a relação entre os sistemas pesquisados?

*Anotar as respostas em folha de sulfite e entregar ao final da aula.

3ª Aula
*Conversar com os alunos sobre as pesquisas que realizaram e suas respostas, e avaliar com eles as informações encontradas, sistematizando-as e relacionando-as com as imagens dos diferentes sistemas, e com as hipóteses apresentadas na sondagem da 1ª aula..

* Os alunos serão divididos em grupos (trios ou quartetos) e farão uma pesquisa mais aprofundada sobre uma parte de um dos sistemas. Eles poderão escolher um dos temas: Hipófise e tireóide – funções, disfunções e relações, pâncreas e supra renais - funções, disfunções e relações, testículos e ovários - funções, disfunções e relações, tato - funções, disfunções e relações, audição - funções, disfunções e relações, visão - funções, disfunções e relações, paladar - funções, disfunções e relações , olfato - funções, disfunções e relações, sistema nervoso central - funções, disfunções e relações, sistema nervoso periférico - funções, disfunções e relações, nervos cranianos - funções, disfunções e relações e sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático - funções, disfunções e relações.

*Os alunos farão uma pesquisa sobre o tema do grupo individualmente em casa, pois irão trabalhar a pesquisa na próxima aula, com o objetivo de montar um seminário para apresentar para a classe.

4ª Aula
*Revisão com os alunos do que foi dado anteriormente.
*Leitura e elaboração das apresentações dos trabalhos.

5ª Aula

*Finalização dos textos sobre os diferentes temas. Os alunos deverão, ao final da aula, ter seus trabalhos prontos e seus seminários organizados. Eles poderão usar imagens (computador e/ou xerox de livro para ajudar em suas explicações durante a apresentação).
*Orientação aos grupos conforme a necessidade, mostrando a importância de conectar uma informação à outra de forma coerente.
* Orientação também sobre o seminário, auxiliando os alunos a dividirem o conteúdo e prepararem a apresentação.

6ª Aula

* Apresentação dos seminários.
*Entrega dos trabalhos escritos sobre o tema que cada vai apresentar.

7ª Aula
*Avaliação geral das apresentações e retomada das relações entre os sistemas de integração do corpo humano.
*Levantamento dos pontos positivos das apresentações e sugestões de como podem melhorar.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PORTUGUÊS

1ª Aula
*Apresentação do conteúdo “Sujeito e Predicado” aos alunos
*Escrita na lousa do conceito de cada um
2ª Aula
*Continuação de Sujeito e Predicado com exemplos.
*Exercícios
3ª Aula
*Explicação do conteúdo
4ª Aula
*Correção Oral dos Exercícios
5ª Aula
*Exercícios de Fixação
6ª Aula
*Correção na Lousa e esclarecimento de dúvidas
7ª Aula
*Prova
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CICLO I
1ª Aula
*Oração
*Educação Física
*Leitura de Lendas “Ler e Escrever”
*Etapa 3 – Atividades
*Ampliando os Saberes sobre Lendas
*Atividade na Folha: “Leitura da Imagem”
*Matemática: Desfio – Verificando a Operação
2ª Aula
*Oração
*Leitura: Poema “Ler e Escrever”
*Pauta
*Atividade sobre estudo da Ortografia “Ler e Escrever”
*Educação Física
*Matemática: Situação Problema
*Ciências: Oral
3ª Aula
*Oração
*Leitura: Texto Informativo
*Pauta
*Estudo do texto acima através da leitura, do entendimento e gramática retirada do mesmo
*Reescrita – Atividade na Folha-
*Artes
*Matemática: Trilha envolvendo as operações.

Sequência Didática Ensino Fundamental II - Ciências

Os diferentes sistemas do corpo humano
Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais
Conteúdo
Os Sistemas
Objetivos

Compreender como os diferentes sistemas – nervoso, endócrino e sensorial – se relacionam e como contribuem para a integração de informações no corpo humano.
Conteúdos
Sistemas: nervoso, endócrino e sensorial.

Ano
8º ano

Tempo estimado
Sete aulas
Material necessário
Imagens dos diferentes sistemas a serem estudados. (As imagens podem ser do livro didático utilizado ou da internet usando o Google imagens - www.google.com.br). Livros didáticos de Ciências e de Biologia disponíveis na escola. Cartolina, papel craft, papel sulfite A4, cola, tesoura, papel celofane e papéis coloridos, régua e lápis de cor. Se a escola possuir um laboratório de informática, os alunos poderão pesquisar imagens e textos relacionados ao tema.

Desenvolvimento

Introdução
O corpo humano funciona como uma máquina integrada, onde todos os sistemas e órgãos se relacionam direta ou indiretamente, com atividades que se complementam. Para compreender melhor essas relações estudaremos, nesta sequência didática, os sistemas: endócrino, sensorial e nervoso.

CONHECIMENTO DE MUNDO
1ª aula
Comece a aula levantando informações sobre o que os alunos sabem a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano. Com as respostas, monte na lousa um quadro com as informações fornecidas pela turma. Pergunte se sabem quais órgãos compõe cada sistema, quais as suas funções e como estão relacionados entre si. Estimule os alunos a darem respostas às questões e a avaliarem as respostas dadas pelos colegas, complementado-as. Faça anotações para usar como base da discussão na aula seguinte.

PROBLEMATIZAÇÂOEm seguida, apresente à moçada imagens dos sistemas endócrino, sensorial e nervoso para que os alunos confirmem os órgãos que os compõem e anotem no caderno.

2ª aula
Comece a aula com as imagens dos diferentes sistemas e peça que os alunos, divididos em grupos, pesquisem informações sobre eles nos livros didáticos de ciências e biologia disponíveis na escola e nos sites relacionados ao final desta sequência didática. Peça que a turma responda as seguintes questões:

- Quais os órgãos que compõem este sistema?
- Onde ele se localiza no corpo humano?
- Quais as suas principais funções?
- Qual a relação entre os sistemas pesquisados?

Peça que anotem as respostas em folha de sulfite e entreguem ao final da aula.

CONTEXTUALIZAÇÂO

3ª aula
Converse com os alunos sobre as pesquisas que realizaram e suas respostas, e avalie com eles as informações encontradas, sistematizando-as e relacionando-as com as imagens dos diferentes sistemas, e com as hipóteses apresentadas na sondagem da 1ª aula. A sistematização pode ser na lousa colocando os diferentes sistemas, os órgãos que os compõem, suas funções e suas relações. Se preferir, monte o quadro em papel craft, ao invés da lousa.

PROBLEMATIZAÇÂO
Divida os alunos em grupos (trios ou quartetos) e proponha uma pesquisa mais aprofundada sobre uma parte de um dos sistemas. Sugira os temas abaixo e deixe os alunos escolham os que mais lhes interessam: Hipófise e tireóide – funções, disfunções e relações, pâncreas e supra renais - funções, disfunções e relações, testículos e ovários - funções, disfunções e relações, tato - funções, disfunções e relações, audição - funções, disfunções e relações, visão - funções, disfunções e relações, paladar - funções, disfunções e relações , olfato - funções, disfunções e relações, sistema nervoso central - funções, disfunções e relações, sistema nervoso periférico - funções, disfunções e relações, nervos cranianos - funções, disfunções e relações e sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático - funções, disfunções e relações.

Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre o tema do grupo individualmente em casa, e explique que irão trabalhar a pesquisa na próxima aula, com o objetivo de montar um seminário para apresentar para a classe. Peça que a moçada traga as fontes da pesquisa por escrito. Caso não exista a possibilidade da realização da pesquisa em casa, o professor pode usar uma ou duas aulas para fazer essa pesquisa em classe.

4ª aula
Comece essa aula revendo com os alunos o que foi dado anteriormente. Você pode usar a estratégia de fazer um quadro em papel craft ou na lousa. Depois dessa retomada, divida a sala nos grupos e verifique as pesquisas de cada um. Peça que leiam os trabalhos e comecem elaborar um texto para a apresentação. A partir das pesquisas individuais os alunos podem selecionar as informações que consideram mais importante sobre o assunto, sublinhando-as na sua pesquisa. Em seguida devem trocar as pesquisas individuais e após todos terem lido as informações em todas as pesquisas podem começar a organizar um texto único que contenha os pontos que consideraram importantes.
SISTEMATIZAÇÂO
5ª aula
Essa aula será dedicada à finalização dos textos sobre os diferentes temas. Os alunos devem, ao final da aula, ter seus trabalhos prontos e seus seminários organizados. Eles podem usar imagens (computador e/ou xerox de livro para ajudar em suas explicações durante a apresentação). Auxilie os grupos, observe como estão trabalhando e oriente-os conforme a necessidade. Reveja os textos mostrando a importância de conectar uma informação à outra de forma coerente. Trabalhe também a parte do seminário, auxiliando os alunos a dividirem o conteúdo e prepararem a apresentação.
PRODUÇÂO
6ª aula
Nessa aula os alunos devem apresentar os seminários separados e entregar ao professor um trabalho escrito sobre o tema que cada vai apresentar. Para começar a aula, converse com os alunos e repasse com o grupo a organização geral do seminário, ressaltando que todos irão falar. Para avaliar, leve em conta o conteúdo abordado e a forma de apresentação (usou ou não imagens, todos falaram, sabiam do que estavam falando, etc.).
AVALIAÇÂO
7ª aula
Na última aula, faça uma avaliação geral das apresentações e retome as relações entre os sistemas de integração do corpo humano. Procure levantar os pontos positivos das apresentações e dar sugestões de como podem melhorar. A exposição em sala de aula não é fácil para todos e o nervosismo dos alunos não deve ser avaliado pelo professor. Em seguida peça que escrevam qual a importância desses sistemas para o ser humano e como eles se relacionam entre si e com o resto do corpo humano.

Internet
Sites com textos e imagens relativos ao conteúdo da aula:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_end%C3%B3crino, http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp, http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp, http://www.webciencia.com/11_23endo.htm, http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso, http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm, http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp, http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_sensorial, http://www.afh.bio.br/sentidos/sentidos1.asp, http://www.webciencia.com/11_32sensor.htm.

Avaliação
A avaliação deve ser processual. Observe o envolvimento e participação dos alunos durante as aulas, discussões e tarefas solicitadas. Avalie o seminário (conteúdo e como foi elaborado), o trabalho apresentado por escrito (texto e conteúdo) e a última atividade escrita sobre a relação entre os sistemas e sua importância para o ser humano (conteúdo e texto).


segunda-feira, 4 de abril de 2011

'Deus tem pressa...

DEUS TEM PRESSA...


Deus tem pressa de que aprendamos a amar, e que este seja em nós um sentimento que multiplica e aproxima e não que divida ou separe!!

Deus tem pressa de que sonhemos os sonhos que ELE tem para nós, pois quantas vezes os nossos sonhos mais pareciam um filme de terror?!

Deus tem pressa de que aprendamos a esperar, pois os acidentes geralmente acontecem por que estamos em alta velocidade..

Deus tem pressa de que consigamos renunciar o nosso EU por ELE, afinal de contas por mim e por você ELE entregou seu bem mais precioso (JESUS).

Deus tem pressa de que reconheçamos a sua voz, pois na maioria das vezes somos apenas nós quem falamos..

Deus tem pressa de que nossas atitudes transpareçam a suas, pois quase sempre a nossa preocupação é em que os outros irão pensar de nós!!

Deus tem pressa de que andemos lado a lado com ELE, afinal de contas o sacrifício de JESUS naquela cruz aconteceu exatamente porque DEUS nos queria perto DELE.

Deus tem pressa de que o conheçamos...de que o conheçamos mais, pois até os nossos pensamentos ELE conhece!!!

Escrito por Andreia buenno prof. mediadora